Exerça um senso crítico musical


Maestro Júlio Medaglia








          Consagração Silenciosa

          Beethoven nasceu em Bonn, na Alemanha, em dezembro de 1770. Há quem diga que foi o maior gênio da música de todos os tempos. Outros afirmam que ele está além de qualquer classificação.
          Por ironia do destino, começou a perder sua audição depois dos 30 anos de idade, em 1807 já estava completamente surdo. Mesmo nessa condição, por incrível que pareça, Beethoven continuou tocando piano, regendo orquestras e, sobretudo, compondo. Aliás, suas obras mais famosas foram compostas quando ele estava parcialmente surdo, e sua obra prima, a Nona Sinfonia "Coral" foi composta quando ele já estava totalmente surdo, não podendo ouvir sua própria música.
          Em 1824 estreava sua obra derradeira: A Nona Sinfonia. O público sabia que estava diante de um marco na história da música. Aplaudiu durante longos minutos. Beethoven, ao contrário do que é mostrado no filme "Minha amada imortal", estava sentado na primeira fila e surdo, não percebeu. Foi preciso que alguém o fizesse dar meia volta para que ele pudesse ver o impacto de sua obra sobre o público. Para Beethoven, era a consagração silenciosa.